Teleconsultoria Médica Grátis

Varicocele: O que é?


Varicocele é um problema comum na vida dos homens, caracterizado por um alargamento e mal funcionamento nas veias na região do testículo, geralmente nas válvulas ou mesmo por compressão externa. Basicamente, trata-se da formação de varizes na zona íntima. Mais de 2 milhões de brasileiros sofrem desse problema que pode prejudicar os espermatozóides e causar infertilidade. Entenda os sintomas, a prevenção e o tratamento nesse artigo completo feito pela nossa equipe médica.

Sintomas de Varicocele

A Varicocele geralmente não apresenta sintomas que anunciam sua chegada, sendo identificada primeiro uma infertilidade para então procurar sua causa. Um fator a se prestar atenção é a presença desse problema na família. Há indícios de que essa condição pode ter uma prevalência genética. Aproximadamente 1 em cada 4 homens que tenham alterações nos espermatozóides é afetado por esse problema. 11% dos casos são diagnosticados sem apresentar qualquer alteração no sêmen.

É sabido que o problema é progressivo. Pode começar na puberdade e manifesta-se mais sensivelmente a partir dos 25 anos, quando geralmente o homem pensa em ter filhos. É muito raro uma varicocele aguda e quando ocorre, pode indicar problemas renais.

A varicocele causa uma deficiência na drenagem do escroto. As consequências podem ser um acúmulo de resíduos metabólicos, aumento na temperatura da região e dessa forma, dificuldades na produção e capacidade de sobrevivência do espermatozóide, conhecido como oligozoospermia.

A evolução gradual faz com que a princípio não seja um problema visível externamente, porém, com o passar do tempo, podem-se evidenciar varizes após um esforço físico, como a relação sexual. Varicocele como causa de disfunção erétil é raro, mas pode ocorrer quando em estágio avançado, disseminada por ambos os testículos. Continue lendo para saber como ocorre a evolução no stress nas veias do testículo.

Entenda o diagnóstico das Varizes nos testículos

Curiosamente, cada testículo é afetado de forma diferente. A incidência no lado esquerdo ocorre em até 95% dos casos, em ambos há até 45% de chance e raramente somente o testículo direito é afetado. Porém, independentemente da localização, a produção de espermatozóides é afetada como um todo.

Os vasos na região íntima variam de 0,5 até 1,5 mm em diâmetro. Quando ocorrem dificuldades de circulação, os vasos se expandem para tentar compensar o problema. A presença de vasos com mais de 2 mm é considerada varicocele. É uma condição aparentemente sutil, mas com consequências sérias para os planos familiares de um homem. Dessa forma, só um médico especialista, o Urologista, pode fazer o diagnóstico com auxílio de exames físicos e de imagem.

Não perca tempo, há sim casos em que as varizes ficam bastante visíveis, causando até mesmo dor e um peso desconfortável, mas estes já estão bastante avançados. Ainda pior: essa condição pode causar atrofia nos testículos.

Tratamento da Varicocele

Por se tratar de uma doença crônica, o tratamento pode ser apenas acompanhamento da evolução até micro cirurgias para reparar as veias. É importante o acompanhamento desde a puberdade. Assim como as meninas tem sua primeira consulta no ginecologista nessa fase, é importante difundir a cultura de que os jovens também precisam fazer esse tipo de acompanhamento preventivo, conhecer melhor seu corpo e investir na saúde a longo prazo.

Quando a condição passa a prejudicar a vida do homem, o tratamento é feito com com medicação para melhoria na circulação, compressas frias e até cirurgia local ou procedimentos tipo cateterismo, o que pode aumentar as chances de cura, a taxa de fertilidade e diminuir o incômodo.

É indicado exercícios na água, como natação, pois a água também ajuda a refrescar a região e na saúde geral. Estudos recentes indicam que o excesso de peso pode aumentar a incidência da doença. É recomendado que os homens acima dos 40 incluam no seu check-up anual da próstata um exame dos testículos. Dessa forma, a vitalidade sexual não tem prazo de validade.

Tem dúvida? Faça nossa Avaliação Médica Online gratuita.

Teleconsultoria Médica Grátis