Teleconsultoria Médica

Telemedicina: O sistema de saúde indo até onde nenhum outro vai


Que a tecnologia hoje faz parte de praticamente tudo ao nosso redor, você provavelmente já sabe. O que você talvez não saiba é que a tecnologia também pode ajudar a cuidar da saúde e isso é possível através da telemedicina. Funcionando como um sistema de saúde inovador e que chega a locais que nenhum outro vai, a telemedicina é conveniente, segura e muito eficiente no auxílio de quem quer cuidar da saúde. Quer saber mais sobre o assunto? Então continue lendo e saiba mais sobre a telemedicina.

O que é a telemedicina?

Em termos simples, a telemedicina é a medicina realizada à distância. Isso significa que se você pode se consultar via smartphone ou tablet, por exemplo, então você está usufruindo da telemedicina.

Essa modalidade é possível atualmente graças ao avanço da tecnologia que propicia não apenas conexões de dado mais rápidas, mas também a existência de dispositivos móveis. Com isso, não é preciso estar pessoalmente em um consultório para cuidar da saúde, já que tudo pode ser feito na palma da mão.

Como a telemedicina vem ajudando as pessoas?

No geral, a telemedicina é uma expressão bastante forte de como a tecnologia pode ser utilizada não apenas para facilitar a vida das pessoas, mas também para torná-las melhor. No geral, essa oferta vem ajudando as pessoas porque:

Elimina as barreiras físicas

Talvez você já tenha ouvido falar de uma especialidade médica que seria muito importante para a sua saúde. O problema é que o profissional mais próximo de você está em outra cidade ou outro estado, o que impede que você efetivamente vá realizar uma consulta.

Com a telemedicina, isso não acontece. Independentemente de onde você esteja, se você tiver acesso à internet poderá se comunicar em tempo real com o médico e realizar a consulta desejada. Com isso, vencem-se as barreiras físicas, que muitas vezes podem ser limitantes para quem busca mais saúde.

Estimula o cuidado com a saúde

O fato de não precisar se dirigir a um consultório e ficar na sala de espera para realizar a consulta faz com que a telemedicina seja muito prática e muito conveniente. Do conforto do seu lar, você pode cuidar da sua saúde.

Especialmente entre os homens, que tendem a cuidar menos da saúde, essa é uma vantagem poderosa da telemedicina. Como tudo está a alguns cliques ou toques de distância, não há mais desculpas para não procurar um médico e cuidar da saúde.

Os custos são menores

Normalmente uma consulta via telemedicina é bem mais barata do que uma consulta no estilo presencial. Somado a essa economia está o fato de que não há a necessidade de realizar qualquer deslocamento para ir até o local de atendimento, evitando todos os gastos acessórios de uma ida ao médio.

Com isso, os custos são menores e a modalidade é mais acessível. Assim, pessoas que antes encontravam dificuldades financeiras para cuidar de sua saúde são ajudadas pela telemedicina, que é capaz de fornecer um cuidado de qualidade a um preço mais baixo.

Fornece uma segunda opinião

A telemedicina também pode ser utilizada como uma forma de obter uma segunda opinião. Quantos casos você conhece de pessoas que receberam um diagnóstico e que, após alguma procura, receberam um prognóstico completamente diferente? A resposta é que você provavelmente muitas pessoas assim e isso pode acontecer com você também.

Assim, quem já recebeu um diagnóstico e ficou insatisfeito ou quer ter a certeza do que se trata pode utilizar a telemedicina como forma de obter uma segunda opinião e comprovar qual é o melhor caminho a ser seguido.

A telemedicina é uma realidade importante no mundo de hoje e é capaz de ajudar muitas pessoas a conseguirem uma vida melhor e mais saudável. Mais conveniente e mais barata, esse tipo de atendimento também ajuda a fornecer uma segunda opinião e estimula o cuidado em geral com a saúde. Como resultado, a saúde fica em dia sem que precise acontecer um esforço muito grande para isso.

Agora que você já conhece, qual sua opinião sobre a telemedicina? Você já testou alguma vez? Comente e compartilhe conosco a sua experiência.

 

Teleconsultoria Médica