Teleconsultoria Médica

Saúde do homem – Exames preventivos


Não é de hoje que estudos e pesquisas afirmam e comprovam, que ter saúde é consequência direta das escolhas de estilo e hábitos de vida. Hábitos saudáveis e o acompanhamento médico através de exames preventivos são o segredo para um envelhecimento com qualidade de vida.

Os homens são conhecidos por não darem tanta importância à saúde quanto as mulheres. Realizam menos visitas ao médico, adiam exames preventivos, omitem sintomas e buscam ajuda médica somente quando a doença se encontra em estágio avançado.

Dados compilados pelo “Centro de Referência em Saúde do Homem” de São Paulo mostram que 70% dos homens que procuram ajuda médica tiveram a influência da mulher ou dos filhos. O estudo também revela que mais da metade destes pacientes adiaram a ida ao médico até apresentar sintomas em estágio avançado. Esta autonegligência tem, entre outros fatores, origem cultural. exames-preventivos

Desde os primórdios, o homem é visto como um ser provedor, inabalável, viril, ensinado a não chorar e a reprimir suas emoções, percebendo o cuidado à saúde como algo não comum à masculinidade, ignorando quase que por completo a importância da prevenção de doenças.

Além disso, os homens, no geral, são mais propensos do que as mulheres a nutrir hábitos nada saudáveis: fumam e bebem em maior quantidade, são mais sedentários, estão acima do peso e não seguem uma dieta balanceada.

Segundo pesquisas do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), os homens brasileiros vivem, em média, sete anos a menos que as mulheres e entre as doenças mais peculiares entre a população masculina estão as enfermidades cardiovasculares, diabetes, hipertensão, obesidade, câncer no intestino, câncer de próstata, disfunção erétil, depressão e cirrose hepática. Doenças que podem ser tratadas, se diagnosticadas precocemente.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a recomendação é que todos os homens com mais de 40 anos passem a fazer exames preventivos a cada dois anos. Em geral, os exames são simples e seguros e podem ajudar a diagnosticar muitas doenças antes de suas complicações.

Entre os exames que todo homem deve fazer regularmente estão o monitoramento da pressão arterial, exames de sangue e urina, exame de colesterol e diabetes, exame de próstata, colonoscopia, exame de urina, testes como o do HIV e exames cardiovasculares.

Os médicos recomendam também mudanças e cuidados que reduzem os fatores de risco como manter o peso sob controle, não fumar, limitar o consumo de álcool, manter uma dieta livre de gorduras saturadas, praticar alguma atividade física regularmente, manter uma vida sexual ativa e segura e regular as situações de stress.

Como vimos, muitos homens ainda possuem grande resistência em consultar um médico, seja por fatores culturais ou sociais. Mas é importante saber que vários desses problemas são bastante comuns e podem ser abordados sem hesitação. Não esqueça: quanto mais se investir em ações de auto prevenção e diagnóstico precoce, maior será a taxa de cura. Sempre que possível, procure um médico e faça um check-up completo.

Teleconsultoria Médica