Teleconsultoria Médica

Entenda a Importância do Exame de Toque Retal


O câncer de próstata é o segundo tipo de câncer mais comum no Brasil. Por isso, entender  a importância do exame de toque retal é essencial para os homens que desejam se prevenir contra a doença. Atualmente, devido ao preconceito, são poucos os homens que fazem o exame.

A próstata é uma glândula masculina que fica localizada à frente do reto, abaixo da bexiga e tem o tamanho de uma noz. Esse tipo de câncer se manifesta principalmente nos homens que atingem a idade de risco, que é de 50 anos, mas não é preciso esperar atingi-la para começar a se prevenir. Por isso, recomenda-se que homens já façam o exame de toque retal a partir dos 40 anos.

Esclacerendo sobre Exame de toque

Como o exame de toque retal é realizado? 

O exame é realizado por um urologista. Através do toque, a próstata poderá ser avaliada internamente. O exame pode identificar doenças benignas (Prostatite e Hiperplasia Prostática Benigna, por exemplo), inflamações no canal retal e uma das doenças mais graves e temidas pelos homens: o câncer de próstata.

O exame é indolor, mas pode gerar algum desconforto se o ânus não estiver devidamente relaxado. Com a utilização de luvas, o médico então lubrifica o seu dedo, que será introduzido no reto do paciente. Ele pede ao paciente para que faça um leve esforço, similar ao esforço feito na hora de defecar. Esse esforço facilita a protusão da mucosa. Então, o médico insere o dedo indicador no reto, passa pelo ânus e ao tocar na próstata, a apalpa para verificar se ela está normal ou se o paciente sente dor ao seu toque. Quando a póstata está inchada, o médico não consegue introduzir o dedo por inteiro no reto, o que já é um sinal preocupante.

A importância do exame de toque retal

Geralmente, o câncer de próstata se manifesta após quatro anos, quando já em estágio avançado. Por isso, o exame de toque retal é importante para que sejam identificadas possíveis anormalidades na glândula e para que o tratamento possa ser iniciado o mais rápido possível.

Através desse exame, é possível identificar também o volume, a sensibilidade, a consistência, irregularidades e a mobilidade da próstata. É importante fazer o exame de toque retal porque muitas doenças e tumores se manifestam na porção do reto que fica afastada do centro. Também é importante saber que o toque retal levanta a suspeita do tumor e de outros problemas na próstata, mas apenas a biópsia pode confirmar o câncer e sua gravidade.

Quer investigar melhor sobre esse tema e buscar um tratamento? Marque uma assistência ou faça uma Avaliação Médica Online conosco! Se preferir, entre em contato.

Dr. Luis Henrique Leonardo Pereira

Responsável técnico (CRM/SP 113703) pelo atendimento via Telemedicina do Centro de Andrologia.

É o médico criador do tratamento inovador com uso do Spray Sublingual, com mais de 400 mil atendimentos realizados em todo Brasil.

Teleconsultoria Médica