Teleconsultoria Médica

Novembro Azul: Câncer de Próstata


Centro Médico Andrologia junto com você no Novembro Azul

Novembro Azul é uma campanha mundial para alertar os homens sobre a importância da prevenção e do diagnóstico antecipado do câncer de próstata, câncer de testículos, depressão masculina e outras doenças sexuais. Novembro-Azul-Grupo-de-Andrologia

Nessa campanha devemos reconhecer e contar também com as mulheres, sim, pois elas muitas vezes são as responsáveis de alertar os homens e fazer com que eles tomem a iniciativa necessária para iniciar tratamentos ou simplesmente marcar uma consulta no médico, obrigado a todas elas.

Nós do Centro Médico Andrologia sabemos que a saúde sexual do homem além de estar ligada a uma das melhores coisas da vida, o sexo, está intimamente conectada com a saúde de seu corpo inteiro e também da mente. Trabalhamos para informar de forma clara, objetiva e por vezes descontraída assuntos relacionados a saúde sexual do homem no que tange a Andrologia. Nós que atuamos na vanguarda deste tema, temos como objetivo resolver o que estiver a nosso alcance para promover um mundo com menos dor e mais amor.

Deixe crescer seu bigode e se orgulhe de mostrar que se preocupa também com a sua saúde, este mês de novembro fará a diferença na vida de muitas pessoas.

Confira nossa postagem especial – Novembro Azul, e informe-se a respeito da Próstata e outros assuntos relacionados através dos links espalhados pelo texto que levam aos conteúdos de nosso Blog.

INFOGRAFICO_TRADUZIDO1-1024x522

Função da próstata:

A próstata é uma glândula exócrina que faz parte do sistema reprodutor masculino que protege e enriquece esperma. prostata

Localização da próstata:

Encontra-se logo abaixo da bexiga e na frente dos intestinos.
A próstata é em forma de anel e envolve a uretra, o tubo que transporta nossa urina da bexiga para fora do corpo através do pênis.
Em homens mais jovens a próstata tem o tamanho aproximado de uma noz.
Os nervos responsáveis por controlar nossas ereções rodeiam a próstata.

O que é câncer de próstata?

O câncer da próstata ocorre quando algumas das células na próstata começam a se reproduzir muito mais rapidamente do que o normal, resultando em um tumorbrocolis-tomate-600-300x200

Se deixada sem tratamento, as células de câncer da próstata podem eventualmente se espalhar a partir da próstata e invadir partes distantes do corpo, especialmente os nódulos linfáticos e ossos, produzindo tumores secundários em um processo conhecido como metástase.

Um dos aspectos mais preocupantes da doença é que a maioria dos cânceres de próstata se desenvolve nos homens sem que se manifestem quaisquer sintomas nas fases iniciais.

Quais são os fatores de risco?

Sexo: câncer de próstata afeta apenas os homens, pois as mulheres não têm uma glândula da próstata.
Idade: quanto mais velho é o homem, há uma probabilidade maior de que ele deva ser diagnosticado com câncer de próstata.
Histórico de Família: um homem com um pai ou irmão que desenvolveram câncer de próstata antes dos 60 anos é duas vezes mais propenso a desenvolver o câncer.
Estilo de vida: má alimentação e falta de exercícios físicos

Quais são os possíveis sintomas?

A maioria dos cânceres de próstata não tem sintomas, e apenas os cânceres em estágios avançados e que já se espalharam por toda a próstata (e por vezes além da próstata) que causam sintomas urinários, tais como:
– Problemas urinários (fluxo lento, freqüência, urgência);
– O sangue na urina ou no sêmen;
– Redução da capacidade de obter uma ereção;
– Ejaculação dolorosa.

Identificando o Câncer de próstata

O câncer de próstata pode ser identificado de três formas: exame físico, que é o toque retal, e exame laboratorial, onde é medida a dosagem dePSA no sangue. Se houver alteração no tamanho da glândula ou o PSA estiver elevado, o paciente será submetido a uma biópsia que vai verificar a presença de um tumor e se ele é maligno. E o terceiro é o exame de urinaque segundo estudos detecta uma proteína denominada EN2 (Engrailed-2), que é produzida por células cancerígenas encontradas na próstata.

Os três exames são importantes no diagnóstico do Câncer de próstata, uma vez que, em alguns casos, o PSA de um paciente com câncer de próstata pode está normal e há a necessidade de realizar os outros dois.

Veja mais:

Conheça o Exame de Urina que serve para detectar o câncer de próstata 

Quais alimentos ajudam a prevenir o Câncer de Próstata

Entenda a Importância do Exame de Toque Retal

Se você tiver alguma dúvida e está enfrentando algum dos sintomas acima conte com o Centro Médico Andrologia, é importante entrar em contato com um médico especialista e observar que estes sintomas também são comuns a muitas condições diferentes, e não apenas o câncer de próstata. campanha-facebook-novembro-azul-1024x535

Faça uma Avaliação Médica através de nosso site para se tratar de alguns sintomas do câncer de próstata como disfunção erétil e também ejaculação precoce.

Teleconsultoria Médica