Teleconsultoria Médica

Saúde do homem: 5 motivos para começar uma rotina de exercícios físicos hoje mesmo


Um dos mais graves problemas da sociedade moderna é o sedentarismo, mas motivos para começar uma rotina de exercícios não faltam. Muitas das comodidades proporcionadas pela tecnologia acabam exercendo influência negativa na vida de muita gente, que acaba passando horas diante da televisão ou computador, só anda de carro e gosta de ficar deitada boa parte do dia. Além disso, alimentam-se mal, consumindo muita gordura e açúcar.

Os exercícios físicos são uma ótima forma de corrigir essas falhas e readquirir a saúde física e mental que todo mundo precisa, em especial os homens, que apresentam maiores riscos de desenvolvimento de algumas doenças crônicas do que as mulheres, especialmente as cardíacas, exatamente por se preocupar menos com a qualidade da saúde.

Se você estava precisando de encontrar um motivo para iniciar uma rotina de exercícios físicos hoje mesmo, confira o nosso artigo!

Evite doenças do coração

Os exercícios físicos contínuos contribuem para o melhor desempenho do sistema cardiovascular. Permitem que o organismo se torne mais resistente, exigindo menos do coração durante a realização de esforço. Eles também reduzem os riscos de hipertensão, aumento do colesterol, enfarte, AVC, gangrena e trombose, bem como serve para ajudar a tratar problemas de saúde já existentes. Os exercícios físicos ajudam o homem a melhorar o processo de vascularização, promovendo melhorias no processo de circulação sanguínea.

Perca peso, malhando

A prática constante de exercícios físicos também contribui para a queima de gordura corporal e a perda de peso – uma forma de tratamento para a obesidade e controle do colesterol, além de favorecer a forma física masculina.

Correr e dar caminhadas são as formas mais indicadas para esse controle, entretanto, qualquer exercício físico é eficiente para aumentar o metabolismo e a queima de calorias, pois a gordura acumulada no corpo é transformada em energia para a realização desse esforço.

Reduza as dores e trate doenças graves: um dos maiores motivos para começar uma rotina de exercícios

Os exercícios físicos servem para reduzir dores musculares e ósseas. Isso acontece porque eles desenvolvem a resistência do organismo, tornando-o menos vulnerável e reagindo positivamente aos processos inflamatórios. Dessa forma, os exercícios físicos ajudam a controlar doenças como reumatismo e osteoporose e também na recuperação de lesões musculares, condições comumente encontradas em homens.

Livre-se da depressão e de problemas emocionais

A depressão é a doença da modernidade. O número de pessoas que sofre com esse mal aumenta cada vez mais. Os exercícios físicos são uma estratégia de prevenção e antídoto contra a depressão. Eles melhoram o humor, aliviam a ansiedade, relaxam a mente e combatem a insônia.

Os exercícios físicos produzem endorfinas, que promovem a sensação de bem-estar, podendo até lhe ajudar a melhorar a relação com sua família, sua parceira e amigos. Além disso, atuam sobre os neurotransmissores, como a serotonina, contribuindo para o controle de quadros depressivos e até de doenças mais graves da mente e do sistema nervoso.

Melhore seu desempenho sexual

A vida sexual ativa é consequência de uma série de fatores que envolvem corpo e mente. Se a pessoa sente-se bem consigo mesma, tem auto-estima e um organismo saudável, isso vai se refletir, sem dúvida, em seu desempenho sexual. Exercitando-se diariamente, a pessoa está se preparando para o ato sexual: tonificando os músculos dos braços, abdômen e pernas, aumentando a resistência do corpo e, em especial, do coração. Os exercícios físicos também liberam, de forma saudável, os hormônios sexuais e ajudam a produzir energia.

O homem que pratica atividade física regularmente tem um desempenho sexual muito superior ao sedentário, já que o exercício funciona como um estimulante natural do organismo para essa prática.

Comece agora mesmo a praticar exercícios físicos e faça disso um hábito! Mas, lembre-se de procurar ajuda profissional antes de começar a sua rotina de treinos. Visite um médico e conte com o apoio de um profissional de educação física para escolher o exercício físico ideal para você. Não se esqueça também de se alimentar de forma saudável.

Gostou? Compartilhe esse artigo com alguém que esteja precisando e arrume uma dupla de exercício. Atividade física com companhia é sempre muito melhor!

Teleconsultoria Médica