Teleconsultoria Médica

Início de ano à vista: é hora de fazer um check-up. Saibe como proceder.


Chegou a hora de fazer um check-up

Sempre é bom visitar o médico para avaliar como anda sua saúde. Com a proximidade de um novo ano, é aconselhável agilizar essa visita para garantir que vai começar 2016 em boa forma, cheio de saúde. O importante é que os homens se libertem cada vez mais do preconceito de ir aos médicos e façam visitas mais regulares. Além do mais, o check-up é uma coisa mais simples, baseada em alguns exames para confirmar se está tudo bem com seu organismo. Veja a seguir alguns exames e análises importantes para fazer um check up nesse início de ano!

Exame de sangue

É considerado pelos médicos um exame de rotina, portanto indispensável ao fazer um check up . Simples e fácil de fazer, custa pouco. O exame convencional é o da picada em uma veia, realizado de preferência em jejum. Mas, existem diversos tipos de exame de sangue que ajudam a detectar problemas de saúde e quadros inflamatórios. O hepatograma, por exemplo, é um conjunto de exames de sangue cuja finalidade é ajudar no diagnóstico da função hepática. O importante é que se faça um exame de sangue como hemograma completo.

Análises de fezes e urina

O exame de fezes avalia a consistência do material e a presença de substâncias que podem acusar problemas no intestino (como sangue ou pus). Fezes muito pastosas ou líquidas podem ser sinal de bactérias, vírus ou parasitas, por exemplo. No microscópio, é possível verificar a existência de vermes ou ovos no bolo fecal.

Guardando a amostra de urina por 24 horas, é possível saber quanto de uma substância está sendo eliminado diariamente. Urina alaranjada pode indicar sangue, como rompimento de vasos entre os rins e a bexiga ou até câncer; urina turva pode indicar infecção. A análise pelo microscópio pode identificar sedimentos anormais (pedras nos rins).

Eletrocardiograma

Exame que permite avaliar a atividade elétrica do coração: os potenciais elétricos e a sua condução. É realizado através do eletrocardiógrafo, que registra o ritmo dos batimentos em gráficos que são comparados com gráficos padronizados, indicando o estado de normalidade ou alteração nos músculos e nervos cardíacos.

É um exame simples, rápido e muito eficiente, que pode diagnosticar desde pequenas mudanças até casos graves, como infarto do miocárdio. Por esse motivo é essencial na hora de fazer um check up.

Exame de colesterol

Esse exame, também tradicional na hora de fazer um check up, permite avaliar a possibilidade de desenvolvimento de uma doença cardíaca através da medição dos níveis de colesterol no sangue. Pode ser feito ou não em jejum e, geralmente, está associado a outros testes (perfil lipídico: colesterol HDL, colesterol LHL e triglicerídeos). Os resultados podem ser agrupados em 3 categorias:

  • Desejável (baixo risco de doença cardíaca, inferior a 200 mg/dL);
  • Limítrofe (risco moderado, entre 200 mg/dL e 239 mg/dL);
  • Alto risco (igual ou maior a 240 mg/dL).

Saúde sexual

Considere também fazer um check up  completo avaliando sua saúde sexual.  Considere os exames para detecção de doenças sexualmente transmissíveis (DSTs) e os de próstata, se já tem mais de 40 anos. Lembre-se de que o câncer de próstata tem cura e, quanto mais cedo ele for identificado, as chances serão maiores.

Se já está sofrendo de algum outro problema que atrapalha sua vida sexual, não se envergonhe e procure um médico especializado (disfunção erétil; ejaculação precoce ou tardia; perda da libido; não consegue ejacular; etc.). Não permita que esses problemas interfiram na sua qualidade de vida em 2016.

Faça seu check-up e goze de mais saúde e mais tranquilidade. Entre no novo ano com toda energia e disposição a que tem direito! Já fez a sua visita ao médico? Se algum problema foi constatado, não se desespere: cuide-se e livre-se dele. Compartilhe suas experiências com outros leitores!

 

Teleconsultoria Médica