Teleconsultoria Médica

Infertilidade: Como Saber Se Posso Ter Filhos?


Como Saber Se Posso Ter Filhos

A infertilidade assombra os casais cujo sonho e completar o relacionamento com filhos. Esse é o sonho de grande parte dos casais brasileiros. Porém, cerca de 15% desses casais encontra, no meio do caminho, alguma barreira ou obstáculo cujo motivo principal é a infertilidade.

Antigamente, por falta de conhecimento, o problema era direcionado especialmente às mulheres. Hoje em dia os homens já recebem um acompanhamento especial neste assunto, submetendo-se, junto às mulheres, a análises profundas em busca dos motivos pelos quais torna-se quase impossível gerar filhos.

Principais causas da infertilidade masculina

Apesar de a infertilidade masculina ainda ser um mistério para os especialistas em urologia e andrologia, algumas causas já são conhecidas. Dentre as principais e já estudadas por especialistas, podem destacar-se as seguintes:

Varicocele

Varicocele é o nome dado às varizes dos testículos, caracterizadas pela dilatação dos vasos sanguíneos desta região. A doença, tão comum quanto os problemas na próstata, é responsável por 40% dos casos de infertilidade, já que altera a quantidade, movimentação e qualidade dos espermas.

Anabolizantes

Já se sabe que o uso de anabolizantes altera diversas funções do organismo, e a produção dos espermas é uma das afetadas. Tais substâncias podem bloquear a produção de espermas através da hipófise, tornando o homem infértil. Vale lembrar que para ser considerado saudável quanto à fertilidade, o volume médio de espermas em cada ejaculação é de 1,5ml a 5ml. Em média, 20% dos homens que se encontram inférteis por conta dos anabolizantes não consegue reverter este quadro.

Drogas que prejudicam a fertilidade

A maconha também afeta diretamente a fertilidade masculina, já que causa a motilidade dos espermatozoides. Por sua vez, a cocaína atinge gravemente o tubo seminífero, local onde são produzidos os espermatozoides, comprometendo-o de forma irreversível.

Como saber se sou infértil?

É interessante salientar que para desconfiar da infertilidade é preciso tempo. Somente devem se preocupar e cogitar esta possibilidade casais que estão tentando ter filhos, e sem sucesso, há muito tempo, leia-se um ano ou mais. Após este período, a situação deve ser levada a um especialista que analisará os aspectos e solicitará alguns exames. Os procedimentos que detectam a possível infertilidade são:

Exames físicos

Em casos de varicocele, como comentamos anteriormente, a varicocele é uma das grandes causas da infertilidade masculina. Como é uma doença assintomática em muitos dos casos, é necessário o exame físico. Para complementar o diagnóstico, é solicitada também uma ultrassonografia testicular.

Espermograma

O espermograma é um exame detalhado, o qual informa a quantidade dos espermatozoides – cujo padrão normal é de 20 milhões, aproximadamente. Vale salientar que para que o exame não apresente alteração, o homem deve estar tranquilo. Há muitas situações em que há ejaculação precoce, o que compromete o resultado.

Impotência Sexual causa Infertilidade?

Uma parcela da população, principalmente masculina, ainda associa a disfunção ou impotência sexual à infertilidade. Apesar de tal disfunção dificultar a concepção, assim como no período da andropausa, é válido dizer que não há relação entre as duas situações.

A disfunção sexual é definida como a incapacidade ou dificuldade de manter a ereção a fim de se relacionar satisfatoriamente. Já a infertilidade caracteriza-se pela não produção de espermatozoides saudáveis ou na quantidade desejada.

Se você necessitar de informações específicas sobre infertilidade, disfunção, próstata ou andropausa, não hesite em conversar com seu médico. Só ele poderá analisar seu caso especificamente.

Infertilidade masculina?

Entre em contato com um médico e converse com um especialista: faça sua Avaliação Médica Online e tire todas as suas dúvidas.

Teleconsultoria Médica