Teleconsultoria Médica

Saiba o Exame Simples que Avalia sua Urina e Seu Rim


exame-de-urina

O exame de urina tipo I é um exame simples de ser realizado. É indolor e a coleta é feita pelo próprio paciente. Basta coletar de 40 a 50 ml de urina em um pote plástico apropriado e levar ao laboratório. Não há o uso de agulhas e nem de qualquer outro instrumento.

Ele é capaz de avaliar a integridade das vias urinárias, as funções renais e algumas extra-renais. É solicitado, principalmente, quando há suspeita de algum problema infeccioso ou inflamatório das vias urinárias.

Como fazer a coleta da urina

O recomendado é que a coleta seja feita na primeira urina da manhã e sempre despejando o primeiro jato, pois ele é responsável por limpar a uretra. A região íntima precisa estar limpa. Caso a mulher esteja menstruada, é interessante colocar um tampão de gaze na vagina para impedir que o sangue contamine a amostra. Depois disso, é só encher o potinho fornecido pelo laboratório, fechar bem, colocar o seu nome e levá-lo para ser examinado.

Embora a urina da manhã seja a mais indicada, em casos especiais pode-se usar a urina coletada em outras horas do dia, desde que a pessoa consiga ficar pelo menos três horas sem ir ao banheiro. O ideal é que essa coleta seja feita no próprio laboratório, pois apenas duas horas de demora entre a coleta e o início do processo do exame podem alterar o seu resultado.

O que é analisando no exame de urina?

São diversos os itens pesquisados nesse exame como: cor, densidade, pH, glicose, proteínas, hemácias, leucócitos, cetonas. O mais adequado é que ela não contenha hemoglobina, proteínas, cetonas, glicose, bilirrubina, nitritos e bactérias. Quando em poucas quantidades, a presença de células epiteliais, cilindros hialinos e cristais de oxalato de cálcio é aceitável e considerado normal.

Ao receber o resultado, você notará vários valores do seu exame e uma lista com valores de referência. Os valores de referência mostram o que é considerado normal, ou seja, o que se espera encontrar na urina de alguém que não esteja doente. Os valores de referência são:

Cor: amarelada
Aspecto: límpido
Odor: sui gêneris
pH: 5,5 a 6,5
Densidade: 1,010 a 1,025
Urobilinogênio: <1mg/dL
Leucócitos: até 10.000/m
Hemácias: até 10.000/ml

Independentemente do que você encontrar no resultado, mesmo que haja alguma anormalidade, não significa que você está doente e você nunca deve se automedicar. Esse é apenas um dos exames que o médico usará para junto com os achados clínicos, e com os demais resultados, chegar ao diagnóstico. Procure sempre o seu médico para tirar as dúvidas sobre os resultados do seu exame!

Quer investigar melhor sobre esse tema e buscar um tratamento? Marque uma assistência e faça um Check-up online acessando nosso site. 

Dr. Luis Henrique Leonardo Pereira

Responsável técnico (CRM/SP 113703) pelo atendimento via Telemedicina do Centro de Andrologia.

É o médico criador do tratamento inovador com uso do Spray Sublingual, com mais de 400 mil atendimentos realizados em todo Brasil.

Teleconsultoria Médica