Teleconsultoria Médica

Desmistificando a ejaculação precoce em 6 questões


A ejaculação precoce é um tema polêmico e cercado de tabus. Mesmo quem passa pelo problema, desconhece suas causas e formas de controlá-lo, o que os leva a crenças e práticas errôneas. Além disso, quem tem a ejaculação precoce, por vezes evita falar abertamente sobre o problema, por jugar constrangedora sua condição.

Pior do que esse desconhecimento é o fato de que muitas informações sobre o assunto são veiculadas sem o devido fundamento e o resultado disso é que a ejaculação precoce acabou ficando permeada de mitos que são tomados como verdades por boa parte dos homens. Chegou a hora de desmitificar a ejaculação precoce e jogar as inverdades sobre esse tema por terra. Veja a seguir o que não passa de mito quando se trata de ejaculação precoce!

Ejaculação precoce é coisa de adolescente

Volta e meia a ejaculação precoce é associada à idade, mas isso é um mito. Na verdade, a maioria dos homens que sofre com a ejaculação precoce possui uma condição crônica. É comum que eles nunca tenham experimentado outra forma de ejaculação e tal problema, se não for tratado adequadamente, não é controlado ou curado com o passar do tempo.

Isso significa que homens jovens e maduros podem ter ejaculação precoce. Definitivamente não é uma questão de idade! Quem tem pouca experiência sexual pode até ficar demasiadamente ansioso e acabar ejaculando rápido demais, mas isso não o impede de ter ejaculações normais no futuro.

Masturbação rápida induz à ejaculação precoce

Há homens que acreditam que se masturbar rapidamente acaba treinando o corpo para atingir o orgasmo em pouco tempo, mas isso também é mito. As várias técnicas de masturbação ou a velocidade com a qual o homem se masturba não está relacionada com a ejaculação precoce.

De acordo com estudos recentes, os homens que sofrem com a ejaculação precoce não se masturbam diferentemente dos outros, tampouco, a sensibilidade peniana é distinta.

Fazer pausas durante o sexo atrasa a ejaculação

Esse é um mito dos grandes! A técnica do segue e para definitivamente não funciona para controlar a ejaculação precoce. Na verdade, fazer pequenas pausas durante a transa no intuito de atrasar a ejaculação pode piorar a situação. Realmente um dos maiores desejos de quem sofre com esse problema é conseguir aumentar a duração da relação sexual e fazer a parceira se sentir satisfeita, mas se ele parar a todo momento, ele e a mulher não se sentirão relaxados e envolvidos. Nesse caso, o orgasmo é dificultado para ambos.

Não há como controlar a ejaculação precoce

A ejaculação precoce é um problema administrável e, hoje em dia, há vários tratamentos para os homens que não conseguem prorrogar a relação sexual. Antes de recorrer ao tratamento, é importante passar por avaliação médica.

O tratamento é normalmente medicamentoso, mas como a ejaculação precoce também tem a ver com uma predisposição cerebral, depois que o homem ganha confiança e segurança para experimentar novas técnicas, ele pode conquistar uma vida sexual ativa, saudável e satisfatória sem ficar refém de remédios.

A ejaculação precoce tem causas meramente psicológicas

É fato que a ejaculação precoce tem a ver com a mente e, quando o homem está ansioso, estressado, nervoso ou preocupado, ele pode não conseguir segurar a ejaculação, mas essas condições psicológicas costumam provocar casos isolados de ejaculação precoce, como ocorre, por exemplo, quando a relação amorosa não vai bem. Apesar de estar relacionado ao psicológico, o problema também pode ser causado por fatores físicos.

Geralmente o homem que tem ejaculação precoce possui uma maior sensibilidade na glande peniana e isso faz com que eles precisem de menos estímulo para ejacularem.

Ejaculação precoce não tem nada a ver com disfunção erétil

Mesmo que nem todos os homens que tem disfunção erétil sofrem com ejaculação precoce e vice-versa. Se o homem não tratar a sua ejaculação precoce, a disfunção erétil pode surgir como um problema secundário. Além do mais, em muitos casos, a ejaculação prematura é um sintoma da disfunção erétil.

E aí, você já havia escutado algum desses mitos? Já ouviu alguma outra informação sobre ejaculação precoce e não sabe se é verdade ou mentira. Compartilhe seus conhecimentos e dúvidas conosco!

Quer conferir outras dicas de saúde masculina? Faça o download do nosso e-book sobre o assunto e se informe mais sobre as práticas para ter uma vida mais saudável!

 

Teleconsultoria Médica