Teleconsultoria Médica

Check-up Anual: 5 exames essenciais para saúde do homem após os 40


Na última semana falamos das 10 doenças mais comuns nos homens e essa semana na parte 2 trazemos uma lista básica de 5 exames de rotina para você incluir no check-up anual após os 40. Enquanto a expectativa de vida segundo o IBGE entre as mulheres vai até os 79 anos, a dos homens fica na casa dos 73, o que pode melhorar se mudarmos a fama dos homens de fugir do consultório médico. As principais preocupações são o câncer de próstata e doenças cardiorespiratórias.

Exame de próstata

O exame mais simples para um diagnóstico rápido e que permite maiores chances de se livrar do câncer ainda é o exame de toque retal. Nele o médico verifica o tamanho da próstata e a saúde da bexiga e dos rins, detectando um possível câncer em todos esses órgãos. Outros exames para alterações na próstata são o ultrassom e o exame de sangue PSA, que mede a substância cuja elevação pode apontar a doença. Porém, além do câncer, o crescimento benigno também pode causar uma perda considerável da qualidade de vida do homem, com uma perda do controle da urina, por exemplo. Dê a devida atenção a sua próstata após os 40 anos de idade, realize esse exame com a periodicidade definida por seu urologista.

Autoexame testicular e da pele

Autoexames são aqueles que o homem pode fazer durante o banho mesmo, observando mudanças no próprio corpo e tomando especial cuidado com os testículos. O câncer de pele é ainda o mais comum nos brasileiros independente do sexo e qualquer mudança em pintas e na pele, inclusive sob os cabelos, deve ser levada a um médico especialista. No caso do sistema reprodutor, o exame deve ser feito apalpando o testículo e conferindo se não há nada de diferente, exatamente como as mulheres devem fazer com as mamas. Esse autocuidado é recomendado a partir dos 15 anos até o resto da vida.

Exame de sangue: Check-up Anual geral

A coleta de sangue é um exame básico durante a vida toda e a partir dos 40 deve ser acompanhado de perto por um Cardiologista e até por um Endocrinologista ou um Andrologista. Medir a glicemia, colesterol e triglicerídeos é essencial para detectar problemas cardíacos e diabetes, que são alguns dos problemas que mais abreviam as vidas de brasileiros. Outras doenças que tem crescido em todas as faixas etárias, mas especialmente nos idosos, são as DSTs e Hepatites sexulmente transmissíveis. Possivelmente por a camisinha não ser um hábito famoso desde a juventude desses homens que hoje chegam à terceira idade, hoje é alarmante o aumento. Não deixe de incluir esses exames e a prevenção na sua rotina.
Além disso, é interessante incluir uma medição dos níveis de testosterona, ácido úrico, creatinina e PSA. Assim se identifica rapidamente problemas renais e possíveis causas para dores articulares comuns na terceira idade. Além disso, acompanhar quedas hormonais comuns na Andropausa permite tratá-las, maximizando a qualidade de vida em geral do paciente e permitindo a continuidade normal do prazer e da vida sexual.

Exame de urina

A coleta da urina identifica anormalidades nos rins, corroborando um diagnóstico de diabetes e outros riscos para a saúde. Não deixe de fazer esse exame tão simples que todos nós fazemos desde a infância. Várias doenças podem ser impedidas de avançar com esse hábito anual.

Exames cardiovasculares

Muitos homens com disfunção erétil podem apresentar hipertensão, portanto acompanhar a pressão e fazer testes ergométricos, ecocardiograma e até exame de ultrassom das artérias é altamente recomendado para todos, mas principalmente para os que têm disfunções sexuais. Garantir que esse problema entre quatro paredes não tenha como fundo um mal cardíaco é essencial para prolongar a vida.

Uma simples visita ao posto de saúde ou a uma farmácia lhe garante uma leitura da pressão grátis e precisa. Abaixo de 12/8 é ok, acima de 14/9 é de risco para AVCs e outros problemas sérios. Cardiologistas também recomendam que os homens façam um ultrassom das carótidas para avaliar se há obstruções no fluxo sanguíneo do coração para o cérebro. Casos com maior risco devem também fazer uma angiotomografia coronária para verificar a saúde dos músculo cardíaco.

E então, sua saúde está em dia? Aqui está a lista de exames para você seguir anualmente. Aproveite e não deixe para depois. Faça sua Avaliação Médica Online.

Teleconsultoria Médica