Teleconsultoria Médica

Como usar o chá verde como prevenção do câncer na próstata


Andrologia_Como_usar_o_cha_verde_como_prevencao_do_na_prostata

O chá verde é popular por ser indicado em diversas dietas. Seja para emagrecer ou prevenir alguma doença, lá está ele, figurando entre os principais ingredientes de receitas que prometem milagres.

Originário da Índia, mas popularizado pela cultura chinesa, o chá verde traz em sua composição substâncias antioxidantes, denominadas polifenóis, que evitam a ação dos radicais livres, responsáveis pela degeneração das células. Essa ação auxilia na prevenção do câncer de próstata, por exemplo, e na queima de gorduras.

Chá verde para a prevenção do câncer de próstata

Alguns estudos sobre a ação do chá verde em casos de câncer comprovaram que pacientes já diagnosticados com câncer de próstata tiveram diminuição das células cancerígenas depois de um período consumindo o chá. A pesquisa desenvolvida pelo Centro Médico da Universidade de Columbia em Nova York (EUA), reuniu dois grupos, enquanto alguns pacientes ingeriam água em doses e período determinados, os outros consumiam o chá verde (cerca de seis xícaras ao dia).

O grupo que passou a tomar o chá verde além de diminuir as células doentes, apresentou melhoras em diversos aspectos, como disposição, funcionamento digestivo e intestinal. Ou seja, para aqueles pacientes que pretendem iniciar medidas de prevenção do câncer de próstata, a inclusão de doses diárias na dieta são altamente recomendadas.

Como preparar o chá verde

Muita gente que tentou tomar o chá verde, buscando seus diversos benefícios para a saúde, acabou deixando de lado a ideia pois o chá não conseguiu agradar ao paladar. O que muita gente não sabe é que o chá verde exige um pouco de conhecimento para seu preparo. Se passar do ponto, a erva libera um gosto bastante amargo, e é justamente isso que acaba afastando diversas pessoas.

Para preparar o chá verde é preciso ter em mente que sua receita difere um pouco dos chás tradicionais. A água não deve estar fervendo, pois é justamente nesse instante que as folhas acabam deixando um gosto amargo. O tempo de infusão também não deve ser maior que três minutos. É possível guardar o chá verde em uma garrafa térmica e consumi-lo ao longo do dia. Há quem prefira a bebida gelada ou batida com frutas. Fica o critério do paladar de cada um.

Faça a escolha mais saudável

Para quem pretende começar a prevenção do câncer de próstata consumindo o chá verde, deve ficar atento para qual tipo de chá irá consumir. É comum encontrar no mercado chá verde industrializado e vendido em caixinhas. Essa versão da bebida não é aconselhável para quem busca seus benefícios medicinais. Por serem produzidas com conservantes e outras substâncias, os princípios do chá verde podem ser perdidos ou bastante reduzidos.

O ideal é consumir o chá verde preparado a partir das folhas secas da planta, que pode ser encontrada em mercados ou casas de ervas. O extrato também é recomendado, podendo ser encontrado em cápsulas.

Porém, antes de começar a prevenção do câncer de próstata, o ideal é procurar um especialista para orientar uma nova dieta e alguns exames. Nenhum alimento ou bebida substitui esses cuidados. O chá verde pode ajudar na prevenção do câncer de próstata, mas não cura pacientes que já estão diagnosticados. O chá verde aliado aos tratamentos médicos convencionais podem ajudar na melhora do quadro, mas não deve ser utilizado isoladamente.

Converse com seu médico sobre os benefícios do chá verde! Para se manter saudáveis e conhecer outras dicas como essa, leia o e-book “Guia da Saúde Masculina” e fique sempre atento ao nosso blog!

Teleconsultoria Médica