Teleconsultoria Médica

Como as caminhadas matinais podem melhorar a sua saúde


Não é de hoje que a caminhada tem sido apontada como um dos exercícios que mais trazem benefícios à saúde. Fácil de fazer, sem precisar de grandes investimentos, a caminhada matinal aparece como primeira opção para aqueles que buscam deixar o sedentarismo de lado. Sem distinção de idade ou tipo físico a caminhada ganha cada vez mais adeptos e apresenta resultados invejáveis. Um estudo recente mostrou que uma caminhada diária de 30 minutos é capaz de apresentar o mesmo resultado que outros exercícios aeróbicos bem mais complexos. Conheça mais benefícios e levante mais cedo para começar a caminhar!  

A circulação melhora

Quando praticamos a caminhada, as válvulas do coração são obrigadas a trabalhar mais. Com isso, o órgão é obrigado a bombear mais sangue para diversas outras áreas do corpo, que são beneficiadas com esse movimento. Os vasos sanguíneos se expandem, pois estão recebendo mais sangue oxigenado, os níveis de pressão melhoram e todos esses benefícios podem ser percebidos até 24 horas depois da prática da caminhada matinal.

Auxilia na prevenção da osteoporose

As caminhadas matinais são aliadas de quem tem propensão a desenvolver a osteoporose. Caminhas frequentes estimulam a renovação celular dos ossos. Com estímulos, a absorção de cálcio melhora e isso consegue retardar o início do quadro. Para aqueles que já foram diagnosticados com osteoporose, as caminhadas habituais conseguem frear o avanço da perda. Os exercícios combinados com a reposição de cálcio podem ajudar no quadro.

Caminhada matinal: momento inspirador

Não só quem cedo madruga é beneficiado. Quem cedo caminha também! Acordar cedo e praticar a caminhada ajuda a manter níveis metabólicos acelerados. Isso significa que o organismo como um todo trabalha melhor. Com o corpo são, trabalhar, estudar e desempenhar qualquer outra atividade fica mais fácil.

Algumas pessoas acabam encontrando nesse hábito um momento para organizar mentalmente os compromissos diários e também uma técnica para não fugir dos exercícios. Deixar a atividade física para o final da tarde acaba sendo uma armadilha para acabar deixando a caminhada para outro dia.

Previne doenças

A diabetes, a hipertensão e a depressão podem ser as razões de muita gente estar deixando de viver plenamente. Não há mais disposição para sair, conversar com os amigos ou até ter momentos íntimos com o parceiro. Se você está nessa situação, ou se conhece alguém que está passando por isso nesse momento, fique sabendo que as caminhadas matinas podem ajudar na recuperação e até na prevenção de todos esses males.

Estudos e testes comprovaram que quem pratica caminhada tem níveis mais controlados de insulina e consequentemente consegue melhorar os níveis da diabetes. Como o exercício exige do coração e do pulmão, a pressão também melhora. Enquanto o coração é obrigado a bombear mais sangue, o pulmão também tem que trabalhar mais para oxigenar. Esse movimento ajuda a controlar a pressão. E, enquanto a pessoa pratica exercícios, a endorfina é liberada no organismo. Essa substância é responsável pela sensação de bem-estar. Sendo assim, aqueles que mantém uma prática regular de exercícios estão menos sujeitos à depressão.

Quer se manter informado sobre hábitos saudáveis e outras técnicas que podem melhorar sua qualidade de vida? Leia nosso e-book “Guia da Saúde Masculina”.

Teleconsultoria Médica