Tribulus Terrestris para aumentar a libido funciona mesmo?

0
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×

Andrologia Tribulus Terrestris para aumentar a libido funciona mesmo

O homem tem uma especial preocupação por seu vigor sexual. “Ser bom de cama” é encarado como uma obrigação para muitos deles. Por causa disso, eles sempre procuram formas de melhorar seu desempenho sexual, ingerindo cápsulas (sendo a mais famosa o Viagra), consumindo alimentos afrodisíacos e praticando alguns exercícios específicos.

Fala-se muito no Tribulus Terrrestris, planta que entra na composição de alguns suplementos para aumentar a libido.

Será que o Tribulus Terrrestris realmente funciona? Ou é mais um mito para atrair vendas? Descubra:

O que é Tribulus Terrrestris?

Essa planta é originária de regiões tropicais e temperadas do Velho Mundo (sul da Europa e da Ásia), bem como de regiões africanas e australianas. Trata-se de uma erva daninha que vem sendo usada por diferentes civilizações ao longo do tempo:

  • Na Grécia, era usada como laxante;
  • Na China, era usada para combater estresse, dores de cabeça, problemas do fígado e coração;
  • Na Índia, ainda é utilizada como tônico sexual, diurético e para problemas renais, entre outras coisas;
  • No sul da África, é usada em armas.

A opinião ocidental atual

Na Europa (principalmente, na Bulgária e durante os anos 70), o Tribulus Terrrestris foi muito usado para tratar problemas de infertilidade, impotência e falta de libido.

Essa ideia difundiu-se por todo o mundo ocidental, atingindo a América. Acredita-se que a planta aumenta a produção de testosterona, ajudando no aumento da massa magra e do desejo sexual (fornecendo ereções maiores e mais duradouras). Ela é usada até em suplementos naturais para aumento peniano.

Apesar de compararem os efeitos do Tribulus Terrrestris com os do ginseng, as plantas agem de forma diferente.

O que dizem as pesquisas científicas?

Por outro lado, os estudos científicos não se mostram tão promissores assim. Há, na verdade, discrepâncias entre os resultados obtidos (todos os dados foram retirados da mesma fonte)

Resultados positivos

Certa pesquisa (homens com idade entre 28 e 45 anos) confirmou que a ingestão diária de 750 mg de Tribulus Terrrestris durante cinco dias contribuiu para um aumento de aproximadamente 30% nos níveis de testosterona. Foram identificadas mudanças como:

  • Aumento da libido e recuperação da atividade sexual;
  • Aumento da autoconfiança;
  • Redução de colesterol.

Não houve aumento da massa magra.

Outro estudo, levado a cabo por Décio Luiz Alves (1998, Indonésia), revelou que o Tribulus Terrrestris contribuiu para melhorar a performance sexual de homens saudáveis e diabéticos.

Resultados negativos

Em 2005, a pesquisa de Neychev e Mitev, realizada com 21 homens, comprovou que a planta não exerce efeito algum (direto ou indireto) na produção de testosterona.

No ano de 2007, um estudo realizado com atletas na Austrália não identificou aumento de massa corporal. Os atletas tomaram suplementação de 450 mg da planta durante cinco semanas. Também não se identificou aumento nos níveis de testosterona.

O que concluir?

Diante de resultados diferentes, o público fica em dúvida se deve ou não investir em Tribulus Terrrestris como remédio para aumentar a libido.

Das pesquisas citadas, fica claro que não foi comprovada a eficácia da planta para aumento de massa corporal. Isso quer dizer que, no que tange à massa magra, o aumento e testosterona não é relevante.

Para Adaikan, 2000, o melhor desempenho sexual dos homens que tomam a suplementação se deve mais à dilatação dos corpos cavernosos do que ao aumento de testosterona.

De qualquer modo, baseando-se em algumas pesquisas científicas e na experiência informal, o Tribulus Terrrestris vem demonstrando certa eficácia para excitar a libido e contornar alguns problemas de disfunção erétil ou frigidez.

Já tomou Tribulus Terrrestris? Está sofrendo com perda de libido? Já procurou uma clínica de andrologia para tratar o problema? Faça seu comentário! Não tenha medo de tirar as suas dúvidas. Afinal, existem muitos homens que sofrem de problemas sexuais.

Comentários no Facebook

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×