Teleconsultoria Médica Grátis

Aumente a fertilidade com 5 dicas naturais


Dificuldade para engravidar e fertilidade são motivo de preocupação para muitos casais. Esse dilema às vezes nem significa uma condição de infertilidade, que tem um diagnóstico delicado e só um médico que acompanhe um casal por um tempo considerável pode afirmar. Porém, o stress pode estar atrapalhando o sucesso na concepção de casais saudáveis, mas nós podemos ajudar. Leia no nosso post elaborado pela nossa equipe médica dicas práticas e naturais para praticar e relaxar nas próximas tentativas.

Intervalo das relações sexuais

Ter período de abstinência maior que 5 dias pode até aumentar a quantidade absoluta de espermatozóides em uma única ejaculação “acumulada”, mas é provado que diminui a mobilidade, diminuindo a chance de gestação. O ideal é ter intervalo de até 3 dias e não esperar a ovulação para começar a tentar. A maior probabilidade está no dia que antecede a ovulação. Os espermatozóides demoram menos de 15 minutos para chegar ao óvulo, alguns cruzando a linha de chegada em cerca de dois minutos. A posição antes ou depois do sexo não importa.

Tabelinha sem stres

Fazer o calendário, medir a temperatura basal da mulher e seu muco cervical… Tudo isso pode ser pressão demais. Se você e sua parceira não estão em um período intenso de viagens de trabalho ou algum contratempo que diminua as oportunidades de concepção, deixe um pouco para lá o controle rígido, vai até ajudar a dar um clima. Também não coloque o sexo como obrigação. O pior que pode acontecer é você perder seu sono, isso só tende a somar stress e cortar a libido. Relaxe e lembre-se: uma vez é suficiente e ao seu tempo naturalmente acontecerá.

Evite lubrificantes

Lubrificantes podem diminuir a fertilidade. Lubrificantes à base de água testados em laboratório causaram a diminuição da motilidade dos espermatozoides de 60 a 100%. Óleos vegetais, vaselina e mesmo a saliva tem efeito semelhante. Pode ser que com relações mais frequentes na busca pela gravidez a lubrificação vaginal fique prejudicada, mas o segredo é ir com calma e caprichar nas preliminares.

Mantenha o peso com alimentos para a fertilidade

Qualquer variação brusca, magreza excessiva ou obesidade podem prejudicar o ciclo hormonal tanto masculino quanto feminino. Por outro lado, há evidências de alimentos que podem ajudar a manter e até serem benéficos aos hormônios naturais. Mel é um alimento natural sem contra indicações que dizem que pode até ajudar a acalmar e diminuir o stress. Não é a toa que chamamos Lua de Mel, não é mesmo? Ingestão de alimentos ricos em zinco, selênio, e em ferro, como feijão, carne bovina, castanha do pará ou ovos e Ômega-3 também são indicados. Um jantar com salmão e castanhas pode ser o afrodisíaco que faltava.

Sem cigarro

Esse vício diminui quase 2 vezes a chance de gravidez, contribui para o aumento de casos de aborto espontâneo e também há evidências de que pode acarretar em um adiantamento de até 4 anos na chegada da menopausa, por exemplo. Já os homens tem  alteração em todos os parâmetros seminais: concentração, motilidade e morfologia dos espermatozoides. É um risco demasiado que você não precisa adicionar no seu planejamento familiar.

Gostou? Compartilhe esse post com alguém que está tentando engravidar.

Teleconsultoria Médica Grátis