Teleconsultoria Médica

Disfunções sexuais e problemas psicológicos



Disfunções sexuais

As disfunções sexuais são problemas que prejudicam homens de diversas faixas etárias, durante muitos anos, interferindo negativamente na qualidade de vida e bem-estar dos indivíduos, visto que, a grande maioria dos homens que apresenta algum tipo de dificuldade sexual, não procura ajuda.

O Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais (DSM IV TR, 2002) conceitua disfunção sexual (ou Transtorno Sexual) como uma desordem nos métodos que formam as fases de resposta sexual, que são compostas pela: excitação, desejo, dor relacionada à prática sexual, orgasmo e resolução. Na prática, é representada pela constante perda ou diminuição de interesse ou resposta sexual.

Dentre as disfunções, destacam-se as duas mais conhecidas e prevalentes: disfunção erétil e ejaculação precoce.

Também conhecida como impotência sexual, a disfunção erétil é a dificuldade alcançar ou manter ereções rígidas para a penetração. Já a ejaculação precoce, é definida pela incapacidade de manter a relação sexual sem ejacular. É caracterizada por um estímulo sexual mínimo, antes, no ato ou pouco tempo depois da penetração. Ela acontece de forma involuntária.

Essas disfunções sexuais causam estresse, tensão nos relacionamentos, insegurança e baixa autoestima. Os pacientes que sofrem de disfunções sexuais devem ser avaliados para afastar a possibilidade de problemas físicos e emocionais subjacentes.

Questões emocionais

A ausência de controle em relação à ereção e ejaculação, na maioria dos casos, está relacionada a uma condição de natureza psicológica, como causa ou como consequência. Ansiedade, dificuldades financeiras, familiares e de relacionamento, depressão, vício em pornografia, vergonha e insegurança interferem diretamente na performance sexual. Dessa forma, a intervenção do psicólogo no tratamento se faz necessária.

O tratamento ocorre de forma ampla, levando em consideração a causa e tipo de disfunção, resultando em uma reeducação e conhecimento sobre a situação. A terapia auxilia o paciente a identificar os gatilhos que dificultam a prática da relação sexual, como crenças e fatores emocionais, alterando o enfoque do desempenho sexual, tornando o momento mais prazeroso entre o casal. Além disso, o tratamento melhora a qualidade de vida e a autoconfiança pessoal e sexual.

O Grupo Andrologia oferece atendimento psicológico online, com Psicólogos cadastrados e habilitados pelo Conselho Federal de Psicologia, garantindo maior disponibilidade e flexibilidade, evitando contratempos e mantendo o compromisso ético e profissional.

Esta modalidade de atendimento, aliada ao uso dos medicamentos em spray sublingual, apresenta resultados positivos e efetivos no tratamento de problemas de ordem sexual.

Clique aqui para saber como podemos te ajudar.

Teleconsultoria Médica