Teleconsultoria Médica

4 atitudes que auxiliam na prevenção do câncer de próstata


O câncer de próstata é um mal que atinge diversos homens atualmente. A doença, que muitas vezes pode se manifestar silenciosamente, pode passar despercebida até que os sintomas dos quadros mais graves apareçam. Por isso, é fundamental manter-se atento aos sinais do corpo e ainda prevenir-se adequadamente.

Manter-se livre dos fatores de risco, que muitas vezes são determinantes para o diagnóstico positivo da doença, se mostra como uma das alternativas de prevenção ao câncer de próstata mais efetivas. Os fatores de risco são condições que deixam a pessoa mais suscetível a desenvolver determinadas doenças e por isso, a atenção dada a eles deve ser redobrada.

No caso do câncer de próstata, os fatores de risco são a má alimentação, o sedentarismo, o excesso de peso e o não comparecimento aos exames regulares. Conheça como a mudança de hábitos pode ajudar na prevenção dessa doença.

ReportagemInvista em uma alimentação balanceada

Não é de hoje que os alimentos têm sido citados como verdadeiros remédios naturais para diversos casos de doenças. Uma dieta rica em verduras, frutas e legumes, e livre de gorduras proporciona melhores condições para que o organismo esteja em pleno funcionamento.

Há estudos que sugerem que o alto consumo de carne vermelha, laticínios muito gordurosos e alimentos ou suplementos ricos em cálcio sejam vilões na dieta de quem pretende se prevenir do câncer de próstata. Os doces e refrigerantes também devem ficar de fora do cardápio. O segredo é diminuir as gorduras em geral e optar por alimentos saudáveis.  

Procure fazer exercícios regularmente

O sedentarismo é uma das razões de diversas doenças que acometem muitas pessoas ao redor do mundo. Não praticar uma atividade física regular faz com que o organismo se enfraqueça, se tornando um alvo fácil para diversas doenças.

A prevenção do câncer de próstata também envolve uma rotina de exercícios regulares. No caso da pessoa sedentária que quer iniciar uma atividade, o médico deve ser consultado. Só ele poderá dizer quais os melhores exercícios que podem ser realizados dentro de cada caso.

Porém, caminhadas curtas e trocar o elevador pelas escadas pode ser um bom incentivo para os principiantes.

Mantenha o peso ideal

A obesidade também está relacionada ao aumento do risco de desenvolvimento de diversas doenças. Uma delas é o câncer de próstata. Por isso, é bom estar atento ao excesso de peso.

A dieta balanceada e uma rotina de exercícios regular ajudam a diminuir o excesso de peso. Mas, há casos em que apenas essa mudança de hábitos não faça com que a perda de peso seja satisfatória, então é aconselhável procurar um médico especialista para acompanhamento.

Não descuide dos exames de rotina

Além de seguir hábitos, saudáveis a visita a um médico especialista não está descartada. É preciso fazer exames regularmente, e caso possua 40 anos ou mais, é preciso realizar o exame de toque retal.

Mudando certas atitudes e seguindo as dicas sugeridas nesse artigo é possível fazer a sua parte na prevenção ao câncer de próstata. Para saber mais dicas, leia o e-book “Tudo o que você precisa saber para ter mais qualidade de vida”.

Você já conhecia essas dicas de prevenção ao câncer de próstata? Quais delas você pratica no dia a dia?

 

Teleconsultoria Médica