Teleconsultoria Médica

As 10 doenças mais comuns nos homens depois dos 40


Você sabe tudo sobre as doenças mais comuns nos homens depois dos 40? A idade chegando e as preocupações com a saúde aumentando? Quanto mais cedo melhor, mas sempre é tempo de começar a se cuidar. O primeiro passo é a informação, conheça os perigos. Tudo nesse artigo feito pela nossa equipe médica.

 

Doença Cardiovascular

São muitos os males que afligem o coração. O desenvolvimento de um quadro de aterosclerose pode ser lento ou problemas como infarto podem chegar de maneira fulminante sem grandes alertas. O bloqueio das artérias e uma associação a condições desde a hipertensão arterial, o colesterol elevado, o tabagismo e outros problemas, podem trazer a morte precoce. Por isso a importância de manter os exames de sangue em dia e uma vida ativa, já que essas doenças estão muito ligadas ao excesso de peso e ao colesterol ruim. Os problemas relacionados ao coração são responsáveis por 30% das mortes no Brasil, das quais 60% são homens. Além de todo esse risco, problemas como derrames ou acidentes vasculares cerebrais podem deixar sequelas que diminuem severa e precocemente a qualidade de vida de muitos.

 

Diabetes

Outro problema associado a obesidade e que torna o paciente dependente de remédios, a diabetes é uma doenças mais comuns nos homens e pode causar sequelas. De acordo com a OMS, mais de 15% dos homens brasileiros estão obesos e risco de desenvolver Diabetes é bastante alto. Quando o pâncreas falha na produção de insulina, abre-se a porta para problemas como cegueira, insuficiência renal, amputações de membros e até ataques cardíacos.

 

Câncer de Pele

Segundo o INCA a incidência de câncer de pele só vem aumentando. Estudos também demonstram que homens tem menos cuidado em passar protetor solar. É mesmo difícil passar adequadamente no braço com pêlos mais longos, por exemplo. Porém, os filtros em spray e bonés podem ajudar muito os homens. Consulte seu médico e fique de olho nas sua pele, a retirada precoce de qualquer pinta suspeita faz toda diferença na sua saúde.

 

Câncer de Próstata

Esse Câncer é o 2º mais comum entre homens e responsável por 6% das mortes anualmente. Esse Câncer pode causar impotência e incontinência urinária, além de se espalhar, podendo levar a morte. O risco do Câncer aumenta a partir dos 40 e é o exame de toque que permite a detecção de problemas mais precoce. O tratamento rápido evita sequelas para o paciente.

 

Próstata aumentada

A alteração da Próstata conhecida como hiperplasia prostática benigna (HPB) apresenta relação direta com o envelhecimento, falta de de hormônios sexuais e fatores genéticos. Cerca de 50% dos indivíduos acima de 50 anos terão HPB, uma das doenças mais comuns nos homens. Aos 90 anos, essa condição afeta incríveis 80% dos homens. Essa condição tem como principal problema alterações no sistema urinário.

 

Baixa de testosterona

Já o hipogonadismo ocorre quando os testículos param de produzir testosterona. Isso pode contribuir para obesidade, perda de energia e problemas de ereção. A partir de 40 anos o homem perde 1,2% de sua testosterona por ano, por isso procure seu médico para saber se a terapia hormonal é indicada. Entenda melhor as condições que chegam associadas a Andropausa.

 

Disfunção Erétil

A Impotência é o fantasma que assombra a vida de muitos homens. Hoje há muitas alternativas de tratamento e não há motivos para que um homem saudável não possa prolongar por muitos e muitos anos sua vida sexual saudável. Quer saber mais? CLIQUE e Confira nossos artigos especiais sobre o tema.

 

Câncer de Pulmão

Muito já se sabe há décadas sobre os malefícios do cigarro, porém ainda é um Câncer muito comum e 90% dos diagnósticos tem relação direta com o cigarro. Se você quer parar de fumar, procure ajuda médica.

 

Pneumonia

Esta condição parece ser uma doença ultrapassada, porém ainda é muito presente e prejudica muito pacientes com condições associadas, como por exemplo doença cardíaca, podendo levar à morte. A pneumonia está diretamente ligada ao tabagismo que contribui para a ocorrência de infecções respiratórias.

 

Cirrose e problemas no fígado

A cirrose e demais problemas no fígado, como esteatose e hepatites são condições preocupantes e com taxas de morte significativas no Brasil. Essas doenças estão amplamente relacionadas com o estilo de vida e os hábitos do paciente durante toda a sua vida. A melhor prevenção é a alimentação balanceada e evitar bebidas alcoólicas. Novamente, vemos que a boa saúde está longe de ser um segredo.

Leia a Parte 2 deste Artigo: 5 exames essenciais para o seu check-up anual de saúde

O que as doenças após os 40 tem em comum?

Algumas dessas condições se originam em riscos que realmente aumentam com o envelhecimento e contra esse fato da vida não podemos lutar, mas ampliar a saúde é possível. As doenças apresentadas são potencializadas pelos maus hábitos, como má alimentação e sedentarismo. A saúde sexual é muito importante para a maioria dos homens e esses problemas também prejudicam muito a atividade entre quatro paredes.

É comprovado: a diabetes e os problemas cardiovasculares podem ser causadores diretos da Disfunção Erétil, por exemplo. Da mesma forma, a disfunção erétil é considerada um alerta, indício desses problemas graves que podem levar a morte. Então, se quer viver bem, o sexo é uma parte fundamental da equação da saúde para quem quer ter certeza que a vida vai bem, obrigado. A longevidade com qualidade é a meta.

 

Tem dúvidas sobre a sua saúde? Faça sua Avaliação Médica Online e comece a se cuidar melhor a partir de hoje.

Teleconsultoria Médica